Filme x Livro : ‘O Pequeno Vampiro'

sábado, julho 14, 2012
Depois de ver muitos filmes baseados em livros, decidi criar essa sessão nova, a ‘Filme x Livros’ que vai relatar minha opinião quanto qual versão é a melhor!  Nesse tópico vou falar um filme que eu acho que todo mundo já viu, ‘O Pequeno Vampiro’.

 The Little Vampire 
2000 - EUA - 105 minutos



O filme, lançado em 2000, conta a história de Tony Thompson  ( interpretado por Jonathan Lipnicki,  o George Little do ‘Pequeno  Stuart Little’)  , um menino de 9 anos que acaba de mudar da Califórnia para ir morar num castelo abandonado no meio do mato da Escócia. Tony adora tudo que seja relacionado a vampiros. Por causa dessa obsessão, todas as outras crianças da escola o consideraram um maluco, o que o impediu de fazer amizades.  

Uma noite, enquanto está no seu quarto, recebe a visita de um viajante inesperado: Rudolph Sackville-Bagg (Rollo Weeks), um vampirinho de 11 anos de idade debilitado por não ter sugado nada por mais de uma semana. Os dois se tornam amigos rapidamente, e Rudolph inclusive leva Toni para visitar seu cemitério e o apresenta para sua irmã mais nova Anna ( Anna Popplewell ) e Gregory (Dean Cook). Quando tudo parece bem, descobrem que há um terrível inimigo rondando:  um caça-vampiros!  Quando um antigo amuleto poderoso que é o único que pode salvar os vampiros da extinção cai nas mãos dele,  cabe a Tony a decisão de salvar ou não o clã vampiresco mais poderoso do século. Será que ele vai conseguir?


Eu aprovei esse filme infantil porque apesar de ser com um elenco mirim, as interpretações foram naturais,  com destaque da dupla protagonizadora Jonathan Lipnicki e Rollo Weeks, que apesar da diferença de idade atuaram em sincronia.  A história foi bem adaptada e foi um dos poucos casos que a história do filme melhor do que a do livro. Conta também com ótimos efeitos especiais (tais como quando a dupla pula de cima de um balão inflável e voa, e quando recuperam o amuleto). O figurino também foi bem organizado, sem poupar gastos, e conta com roupas baseadas na aristocracia francesa , muito pó branco e o uso de lentes de contato coloridas.






De início achei que prometesse, mas o  livro, escrito pela alemã Angela Sommer-Bodenburg, escrito em 1979, que conta com mais de 20 livros da coleção do ‘’Pequeno Vampiro’’ tem o enredo bobinho, bem próprio para criançinhas. E não tem nenhuma semelhança com o filme, a não ser na apresentação de Tony ( Anton, no original ) e Rodolph (Rüdiger no original) e sua família. Não há nenhum desafio, nenhum questionamento, não há nada sobre o amuleto, e pelo que pesquisei não há nada sobre ele presente nos 20 volumes do Pequeno Vampiro.  Então só compre se for para dar a uma criança menor de 10 anos ;) O livro possui algumas ilustrações, porém algumas são muito simples além de serem em preto e branco.  Lembram o desenho da Mona A Vampira, pesquisei se tinham os mesmos ilustradores mas não achei nada a respeito.

Autor: Angela Sommer-Bodenburg
Editora: Martins Fontes
Páginas: 88



CAPA: ★★★★★   (bem elaborada )
HISTÓRIA: ★★★ (boba, sem nenhum conteúdo nesse 1º livro )
NARRATIVA:  ★★ ( própria para entreter crianças. Não faço idéia de como o terminei)



1 comentários:

  1. Sora Seishin disse...:

    Oi Suzy!
    Eu lembro desse filme, mas acho que não cheguei a assistir. Não sabia que tinha livro também!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...