O RETRATO DE DORIAN GREY

segunda-feira, abril 02, 2012

A história é sobre um órfão chamado Dorian Grey que foi criado em um orfanato por causa dos abusos constantes do seu pai. Anos depois, quando adulto ele regressa a sua antiga residência.  Ele logo se apaixona pela jovem e talentosa atriz Sibyl Vane, e rapidamente consegue noivar com ela. Enquanto isso, ele pede para o pintor Basil Hallward fazer um retrato seu. Movido pelo desejo da juventude eterna, ele faz um pacto, vendeu a alma em troca de um capricho. A partir daí tudo de negativo que Dorian sofrer será refletido no quadro, enquanto Dorian ficará jovem e imaculado.

Ele conhece Lord Henry "Harry" Wotton, um lorde decadente que gosta de causar intrigas. Ele convence Dorian a beber e usar ópio, e ele rapidamente torna-se um viciado.Passa a freqüentar bordéis.  Rompe o noivado com Sibul Vane mesma ela estando grávida. No dia do nascimento do bebê, ela se suicida, e a única coisa que Dorian faz para abafar o choque é virar um copo de Gim. A cada decadência na vida, o retrato se torna casa vez mais idoso e carcomido.  Ele passa um tempo em reclusão e anos depois reaparece em festas da sociedade. Todos ficam fascinados em como seu rosto continua o mesmo. Ele continua um homem que gosta de deitar com todas as mulheres,  e encantado por bebidas.

 Até que conhece Emily, a filha do coronel Henry, e verdadeiramente se apaixona por ela. Convida-a a morar com ele, mas o pai não aceita.  O coronel lembra-se que há tempos atrás ouviu a fofoca que  Dorian havia vendido a alma em troca da juventude eterna, e vai na mansão dele em busca do quadro escondido. Consegue achar, tranca Dorian no sótão e começa um incêdio. Dorian admite a si mesmo que seu tempo de juventude já terminou e decide morrer junto do quadro.

Na minha opinião, a culpa de Dorian ter vendido a alma não foi dele, mas sim da sociedade. Na infância dele, o pai costumava torturá-lo. Consequentemente, mais tarde durante sua juventude, ele preferiu ocupar-se de prazeres momentâneos (ir para bordéis, beber Gim e fumar ópio) do que casar-se e ter que cuidar de filhos.

3 comentários:

  1. Fiquei louca pra ler esse livro agora! Parabéns pelo blog :)

    www.amostradelivros.blogspot.com

  1. Apenas vi o filme, mas já havia lido o livro.

    Cecília | encanto-do-livro@ymail.com

  1. Eu estou querendo ler esse livro faz tempo. Nunca tinha lido uma resenha. E agora lendo a sua resenha fiquei com mais vontade de ler esse livro.


    beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...