O Triste fim do Pequeno Menino Ostra e outras Histórias - Tim Burton

sexta-feira, agosto 26, 2011
O livro 'O triste fim do pequeno Menino Ostra', com poemas do autor e ilustrações de próprio punho, procura mostrar de forma livre seu imaginário. Nessa obra, em que as ilustrações evocam a doçura e a tragédia da vida, Burton apresenta uma galeria de personagens infantis peculiares. Incompreendidos e desajustados, eles lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo cruel.



‘’O Triste fim do Pequeno Menino Ostra e outras Histórias’’ foi escrito por Tim Burton em 1997 porém no só foi publicado no Brasil em 2007. Conta em poemas  várias histórias breves sobre personagens bizarros, todos com um fim um tanto quanto dramático. A capa e ilustrações são desenhadas pelo próprio Tim Burton, todas muito medonhas  e sombrias, feitas para o público adolescente/adulto.  Analisei as versões em inglês e português, e garanto que é bem melhor ler a original, pois muitas das rimas traduzidas na Brasileira não rimam nem fazem o mesmo sentido da versão em inglês.

 
As histórias são as do “Menino Palito e Garota Fósforo” ( sobre um garoto palito que perdeu a cabeça por uma garota fósforo), “O Menino Robô” (sobre pais que sofrem por ter um bebê robô), “A Garota dos Olhos Fitos” (sobre uma garota que não piscava), “O Menino de Prego nos Olhos” (um garoto que não conseguia montar a árvore de Natal ), “A Menina de Muitos Olhos”, (que tinha medo de usar óculos)“Menino Mancha” (que não conseguia sair sem sujar nada), “O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra” (um garoto-ostra cujo os pais não se identificavam), “Garota Vodu” (que sofria uma maldição), “O Natal Especial do Menino Mancha” (que ganhou um uniforme novo), “A Menina que virou cama” , “Breno, O Menino Veneno” (que morreu de uma maneira inusitada), “Luciano”(que foi atacado por um urso pardo e ganhou um presente inesperado), “As Festas de Fim de Ano do Menino Palito” (cuja árvore era mais forte que ele), “O Menino Brie” (que encontrou o amor com um vinho), “Menino Múmia” (que sofria a maldição do faraó), “A Menina Trash” (que vivia no lixão), “A Rainha Alfeneteira” (que apesar de ser Rainha era obrigada a sentar no trono), “O Melão Melancólico” (que acabou decepado), “Chega, Lola, Chega” (que adorava cheirar cola), “Benjamin, o terrível Menino Pinguim” , “Carboninho” (que terminou sendo varrido por ter se explodido), “O Bebê Ancora” (fruto rejeitado de uma sereia com um cantor famoso) e “O Menino Ostra Sai para Passear”.

.
CAPA: ★★★   (achei simples)
HISTÓRIA: ★★★★★ (como o autor foi Tim Burton, era de se esperar que a história fosse sombria. então o objetivo foi cumprido)  
NARRATIVA:  ★★★★★ (obs:. se puder ler em Inglês leia, para apreciar melhor as rimas)

3 comentários:

  1. Radige Hanna disse...:

    Eu li em inglês, e achei bonitinho... meio confusa algumas histórias mas criativo.

    "EU QUERO!"
    radigehanna.blogspot.com

  1. ALINE T.K.M. disse...:

    Olha, só por ler o nome de Tim Burton, eu nem precisaria saber mais sobre o livro: leria na certa!
    Adoro praticamente tudo em que Tim Burton coloca as mãos, acho-o genial. =)

    Bjs,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

  1. Jéssica disse...:

    Gostei desse livro, acho uma pena não tê-lo lido em sua versão original...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...